Blake Mycoskie

Blake Mycoskie é o autor do livro Comece algo que faça a diferença (título original: Start something that matters).

Nascido no Texas, este empreendedor norte-americano é a pessoa por trás do conceito do One for One™, um modelo de negócios que ajuda pessoas em necessidade a cada produto vendido. Tudo começou em 2006, quando Blake voltou de uma viagem à Argentina com alguns pares da sua versão comercial para as tradicionais alpargatas e uma ideia na cabeça: doar um par de sapatos novos para uma criança necessitada a cada par de sapatos vendido. Assim nasceu a TOMS Shoes. Em setembro de 2010, Blake retornou ao país que o inspirou a começar a TOMS para comemorar o milionésimo par de sapatos novos doado.

Depois de cinco anos doando sapatos, Blake estava pronto para atacar outra necessidade: a visão. Em junho de 2011, a TOMS estreou o One for One Eyewear, que a cada par de óculos vendido fornece tratamento de olhos, óculos com receita ou cirurgia para alguém necessitado.

Em 2014, um novo produto e uma nova frente surgiram: café e água. Para cada pacote de café vendido, a TOMS garante uma semana de água potável a uma pessoa em necessidade. Uma parceria entre a TOMS Roasting Company e a Water For People. E mais novidades vieram em 2015, quando a TOMS entrou no mercado de bolsas com a proposta de ajudar a treinar parteiras qualificadas e distribuir kits de nascimento contendo itens que auxiliam a mulher a parir com segurança para ela e o bebê.

O saldo da empresa, até 2016, inclui 60 milhões de pares de sapatos doados em mais de 60 países, 400.000 tratamentos de olhos realizados, 335.000 semanas de água potável e suporte a 25.000 mulheres durante o trabalho de parto.

“Tenho um profundo sentimento de responsabilidade em compartilhar tudo o que aprendi na TOMS, para que o máximo de pessoas possa começar algo importante.”

Com o lançamento do livro Comece algo que faça a diferença, Blake realizou o desejo de compartilhar sua história com o mundo e inspirar outras pessoas a seguirem com iniciativas como a sua. O livro tornou-se bestseller do New York Times.

Durante a Clinton Globe Initiative, o ex-presidente dos EUA Bill Clinton apresentou Blake como “um dos empreendedores mais interessantes que já conheci”. E Bill Gates citou Blake e a TOMS Shoes num artigo na revista Time, intitulado “Como consertar o capitalismo”.