Como não se emocionar com esse depoimento de Ana Nísio, presidente da Transforme Sorrisos?

Livros mudam pessoas, pessoas mudam o mundo.

Felicidade plena, vontade de ter aquela sensação para sempre, amor puro, aquele que chega no abraço da criança, no olhar que conta os segredos, na surpresa das coisas simples e na felicidade das coisas simples… Acho que isso tudo representa aquela frase: “A criança é o amor feito visível”. Foi esse amor visível que eu tive no dia 25 de dezembro de 2015, quando fui visitar na manhã de Natal uma das unidades de acolhimento que visito pela ONG Transforme Sorrisos, esse amores visíveis que tenho a sorte de ter em minha vida.

Naquela manhã fui acompanhar o Papai Noel que entregou presentes incríveis e um desses presentes eram livros, aqueles com traços bonitos, coloridos, cheios de curiosidades, que puxam os olhos. E, lá, tive mais uma daquelas experiências maravilhosas quando entreguei um livro para o João*, com 12 anos. Ele agradeceu e disse: “Tia, mas não adianta eu ter esse livro, eu não sei ler”. Antes dele deixar o livro de lado, já abri e disse: “Está aí mais um motivo para querer esse livro, vamos aprender, ninguém nasce sabendo fazer as coisas, a gente aprende e você vai aprender, e esse será só o primeiro”.

Num olhar meio será que consigo, o Papai Noel surge e diz: “Você vai aprender a ler e ano que vem, quando eu estiver aqui você será meu ajudante para entregar os presentes, e quem vai ler os nomes? Você!!!” Antes mesmo do Papai Noel perguntar o que o João achava, o olho brilhou, saiu um simmmmmmm gigante, aquele dado com os olhos, com o sorriso, com o corpo todo, cheio de vontade de entender aquelas letras todas das páginas dos livros e ser o ajudante do Papai Noel. Espero sim que esse ano nosso pequeno esteja lendo presentes, gibis, livros e escrevendo uma nova história.

Esse texto é inspirado em uma ação da Editora Voo com a Organização Social Transforme Sorrisos, por doarem os livros desse dia. Sem eles essa história nova não teria nascido, como vocês dizem: “livros mudam pessoas, e pessoas mudam o mundo”. E nosso pequeno João já começou.

*João é nome fictício, para preservar a identidade do menino.

Ana Nisio, desenhista, empreendedora Social, co-fundadora e presidente da organização social Transforme Sorrisos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *