Financiamento coletivo de livros: como funciona?

A Voo acaba de lançar seu primeiro financiamento coletivo. É a campanha para publicar o livro-presente Trem Bala, que reúne os versos da música da Ana Vilela com as ilustrações da Anna Cunha. Você sabe como isso funciona? Vamos explicar aqui e contar um pouco sobre a nossa escolha por essa modalidade.

O crowdfunding ou financiamento coletivo é uma modalidade para captação de recursos baseada na economia colaborativa. A ideia é simples: você tem um projeto e precisa de recursos para executá-lo. Você apresenta seu projeto em plataformas específicas para essa modalidade e as pessoas interessadas em que seu projeto aconteça contribuem com os recursos, em cotas que podem variar de baixos a altos valores. Em contrapartida, esses contribuidores são recompensados, seja por meio de brindes exclusivos, reconhecimento como financiador ou com o produto final do que está sendo financiado.

Inicialmente usada para projetos sociais, essa modalidade tem crescido no Brasil como ferramenta para captar recursos também para atividades e produtos culturais, inclusive livros. Nesse último caso, são os próprios interessados em comprar o livro que financiam a sua publicação, adquirindo-o antecipadamente por meio da contribuição ao projeto e — após 100% da captação de recursos alcançada — recebendo o produto finalizado.

A Voo é uma grande entusiasta da economia colaborativa. Sempre acreditamos na força do coletivo, por isso escolhemos o crowdfunding para a publicação do livro-presente Trem Bala. Há algum tempo vínhamos observando essa tendência e vimos neste projeto uma grande oportunidade de lançarmos o primeiro livro nessa modalidade. A união de todos que, como nós, emocionaram-se com a música Trem Bala ajudará a fazer esse livro acontecer. E mais: você estará contribuindo para viabilizar uma aula de música para uma criança atendida pela Fundação Playing For Change Brasil a cada livro vendido, dentro do nosso projeto Um por Um.

Como mostra a figura abaixo, todo o valor arrecado será utilizado para a produção do livro, que terá um acabamento especial, em capa dura e miolo sanfonado. Esse valor precisa ser captado até o dia 28 de maio, prazo em que se encerra a campanha.

Então, na prática, se você também quer ver a música da Ana Vilela transformada em um lindo livro ilustrado por Anna Cunha, precisa contribuir agora para que o projeto atinja 100% da meta até o prazo final de captação e, assim, o livro seja viabilizado. A sua contribuição vale um ou mais exemplares do livro, além de outras recompensas exclusivas, como você pode conferir na página da campanha: www.kickante.com.br/trembala.

Vamos fazer nosso trem bala seguir viagem!

1 comentário em “Financiamento coletivo de livros: como funciona?

  1. oi gente
    muito interessante esse site, gostaria de dar os parabéns pelo excelente conteúdo.Foi muito útil para mim
    Obrigada 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *