Um por Um

Cada livro vendido da Voo e do selo infantil Vooinho gera um ato de solidariedade em favor de uma pessoa ou de uma causa. Assim é o projeto Um por Um, movimento que surgiu logo na criação da Voo e que se tornou a essência da nossa identidade como editora.

Por trás de cada livro que lançamos, está o desejo de compartilhar nossa realização oferecendo um ato solidário a alguém que precise. Pois, junto do nosso propósito de inspirar as pessoas a melhorar o mundo à sua volta, está também a nossa própria vontade de fazer a diferença.

Mais do que doar, fazemos parte do movimento de empresas que buscam a prosperidade com justiça e igualdade para todos. Esse é só o começo!

Enquanto acreditarmos que um livro novo dado a uma criança pode despertar a sua paixão pela leitura e pelo conhecimento; um material de arte novo pode resgatar a autoestima ferida de um adolescente e libertar sua expressividade; ou qualquer contribuição que seja feita a uma causa pode melhorar a vida de alguém, saberemos que são as pequenas atitudes que movimentam as grandes mudanças.

Siga a leitura para conhecer um pouco mais sobre as ações do projeto que já estão acontecendo e acompanhe no blog as entregas das doações.

 

Um livro vendido, um livro infantil novo doado

UM POR UM: Cada livro vendido se reverte em um ato de solidariedade. Na Voo é sempre assim.Tudo começou com Blake Mycoskie, o fundador da TOMS Shoes e do modelo de negócios One for One™. Foi ele quem nos inspirou a dar início à Voo e ao projeto Um por Um. Ao trazermos para o Brasil a história deste norte-americano que voltou de uma viagem à Argentina com sua versão comercial das tradicionais alpargatas e um propósito muito claro — a cada par vendido, um novo par seria doado a uma criança —, sabíamos que esse livro também deveria carregar sua própria missão.

Assim, o primeiro livro da Voo foi igualmente o primeiro a adotar o modelo Um por Um. Para cada exemplar vendido do Comece algo que faça a diferença, um livro infantil novo seria doado a uma criança. Uma iniciativa que se viabilizou com o apoio da produtora de livros infanto-juvenis Sete Kids e a Associação Educore, parceiros que acreditaram e estão até hoje ao nosso lado.

Estava dada a largada para o projeto que se tornaria a essência da Voo. Cada novo livro, uma nova ação em contrapartida. Com a chegada da Vooinho, uma nova oportunidade se abriu. A primeira obra literária do selo infantil da Voo fala justamente sobre a importância de acreditarmos em nossas ideias. Quer melhor inspiração do que essa para seguirmos adiante com nosso propósito de disseminar o acesso à leitura entre as crianças? Por isso, o primeiro título da Vooinho já foi lançado em uma edição especial.

A cada exemplar de O que você faz com uma ideia? vendido, outra edição do livro será doada para uma criança. Iniciativa que vale também para o segundo livro lançado pela Vooinho, O que você faz com um problema?, do mesmo autor Kobi Yamada. Uma causa que fizemos questão de abraçar por acreditar que as mensagens inspiradoras desses livros merecem alcançar muito além, especialmente a quem não teria acesso a elas de outra forma.

 

Um livro vendido, um material de arte doado

um-por-um-inspireNo lançamento do livro de colorir Inspire, a ideia do Um por Um foi ampliada: no lugar de livros, cada exemplar vendido desta obra resultaria na doação de um kit com material de arte a crianças em situação de vulnerabilidade social.

Assim, o livro com ilustrações do artista paranaense Felipe Tosin, criado com o propósito de resgatar o poder inspirador e curador da arte no simples ato de colorir, uniu-se perfeitamente a uma ação da ONG Transforme Sorrisos que ajuda a estimular e a disseminar o acesso à cultura em unidades de acolhimento institucional.

 

Um livro vendido, uma aula de música para uma criança

UM POR UM: Cada livro vendido gera um ato de solidariedade. Na Voo é sempre assim.No projeto do livro Trem Bala, vimos novamente uma oportunidade para promover transformação e mudanças positivas por meio do acesso à cultura e à arte. A publicação criada a partir da composição da jovem cantora Ana Vilela, que impactou de forma tão bonita e positiva milhares de pessoas Brasil afora, está atrelada a uma iniciativa de educação musical para crianças em situação de fragilidade social.

Cada exemplar do livro vendido viabiliza uma aula de música para uma criança atendida pela Fundação Playing For Change Brasil. A instituição possui uma escola na comunidade do Cajuru, em Curitiba, que proporciona a crianças e adolescentes atividades gratuitas durante o contraturno escolar, como aulas de musicalização, canto, dança, violão, percussão, inglês e educação ambiental. Assim, este projeto que partiu da música, retorna a ela na forma de contribuição à educação artística e musical dessas crianças, ajudando a conectá-las com um mundo de possibilidades.

 

Um livro vendido, uma contribuição a uma causa

A história do pequeno Dylan Siegel, o garoto que escreveu um livro para ajudar seu amigo portador de uma rara doença, é tão inspiradora que o lançamento do É tão chocolate aqui no Brasil só poderia ter um único compromisso: abraçar a causa da busca pela cura da GSD junto com ele. Por isso, todo o lucro proveniente da venda deste livro é destinado ao Fundo Jonah Pournazarian GSD 1B, criado para financiar as pesquisas sobre a cura da doença de armazenamento do glicogênio na Universidade da Florida, nos EUA. Os estudos feitos por lá recebem a contribuição de médicos do Hospital das Clínicas da UFRGS, que conta com um centro de pesquisa e tratamento clínico para atender os casos existentes no Brasil.

A glicogenose é uma doença genética rara que afeta 1 em cada 100 mil recém-nascidos. Quando tratado adequadamente, o paciente é saudável; porém, quando ocorre um tratamento de qualidade inferior, os pacientes podem desenvolver danos neurológicos permanentes, convulsões ou, até mesmo, morrer. Quer conhecer melhor o fundo criado por Dylan? Acesse chocolatebarbook.com.

Outra causa apoiada pelo projeto Um por Um é a do Movimento Treinamento Consciente, iniciativa do nosso autor Nuno Cobra Jr. que atua para fomentar na população a consciência no cuidado com o corpo, combatendo a cultura de treinamento baseada na dor e no sofrimento. Cada exemplar de O Músculo da Alma vendido gera uma contribuição para que a Voo e o Movimento Treinamento Consciente promovam encontros e treinamentos a formandos em Educação Física, visando a conscientização dos futuros profissionais para uma preparação física equilibrada e saudável.

 

Faça parte desse movimento de solidariedade!

Existem muitas maneiras de você participar do projeto Um por Um. Ao adquirir nossos livros, você já está nos ajudando nesse propósito. Mas, também, novas parcerias e apoiadores são sempre bem-vindas. Se tiver interesse, mande uma mensagem para nós e vamos conversar.