Lançamento “A menina que abraça o vento” no Rio

Uma deliciosa tarde de autógrafos, bate-papo e pipoca

Domingo, dia 04 de fevereiro, o clima no Rio de Janeiro já era de Carnaval: muita gente e blocos nas ruas da cidade. Mas a movimentação também foi grande na Livraria da Travessa do Shopping Leblon. Foi uma tarde deliciosa de autógrafos, bate-papo e pipoca doce para comemorar o lançamento do livro A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa. Fernanda Paraguassu e Suryara Bernardi, autora e ilustradora, estiveram reunidas pela primeira vez e receberam os convidados durante a tarde. Confira nas fotos alguns momentos do evento.

Fotos: Mariah Leal

Após os autógrafos, Fernanda compartilhou com o público um pouco da história por trás do livro. História que nasceu na Cáritas RJ, onde a autora pesquisava sobre as mulheres refugiadas. “Muitas pessoas me perguntam porque eu fui atrás dessa história, mas na verdade a história veio até mim”, contou, lembrando-se da menina congolesa Alegria, que veio curiosa perguntar o que ela guardava em seu caderno. Neste mesmo espaço, Fernanda conheceu também Mersene e outras meninas que, assim como Alegria, vieram da República Democrática do Congo com suas mães. Foi ali também que a autora presenciou uma delas brincando de casinha e correndo abraçar o pai, que não estava lá. “A Mersene do livro tem um pouco de cada uma daquelas meninas que conheci”, disse.

Suryara também falou ao público, contando seu processo de criação para este livro. “Acredito muito na arte como forma de trabalhar temas difíceis com as crianças”, disse. O bate-papo terminou com uma leitura do livro pela autora.

As fotos são de Mariah Leal. Agradecemos a todos os presentes e aos parceiros da Livraria da Travessa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *