Encontro +B 2017

Encontro +B 2017 - Empresas B
O Encontro +B foi MUITO além de minhas expectativas…

Logo na chegada do Encontro +B, ganhávamos uma sacola com alguns brindes, dentre os quais um adesivo, escrito Empresa B. Meu filho estava comigo neste momento e como qualquer criança diante de uma novidade, quis usar logo todos os brindes e colou este adesivo na capinha do meu celular.

A questão é que este adesivo está lá até hoje e é por um único motivo: eu não me sinto motivada a retirá-lo. Acho que estou apaixonada, só pode ser isso. Eu me apaixonei pelo Sistema B durante este encontro que aconteceu em São Paulo dos dias 28 a 31 de novembro de 2017.

As palestras foram fantásticas, bem como os workshops. Estávamos diante de pessoas incríveis que sentavam, algumas vezes por mais de duas horas, para discutir como os negócios podem ser usados como força para o bem. E não era nada utópico, era gente que faz, gente em ação. As trocas de experiências foram magníficas e durante os intervalos e conversas nos corredores podíamos perceber que não apenas os palestrantes eram pessoas especiais, mas todos ali, unidos por um propósito, por experiências comuns. Dores comuns de todos empresários, mas, muito além disso, dores humanas; interesses em promover o bem coletivo e não só o lucro de sua empresa.

Encontro +B 2017 - Empresas B

Quero dar destaque a uma atração. O Encontro +B trouxe uma iniciativa chamada Gramo: foi um momento para iniciativas maravilhosas de diferentes lugares apresentarem o que estavam vivendo. O que presenciamos ali foi indescritível! Eu queria abraçar cada uma daquelas pessoas. Fiquei encantada com o Ballon Latam, uma organização voltada a ajudar empresários locais do interior do Chile e de outros países da América Latina. Empresários como um simples padeiro de uma pequena vila que, com a ajuda da organização, conseguiu uma bicicleta e, assim, pode atender a mais clientes com mais agilidade. Questões extremamente simples, mas que colocam em movimento iniciativas de impacto enorme em seus respectivos contextos.

Conhecemos ainda a história de uma lanchonete simples, nesta mesma pequena vila, cuja proprietária era uma pessoa especial que decidiu abrir o primeiro negócio de sua comunidade com caráter inclusivo. Seus funcionários: dois garotos com síndrome de Down, em uma vila em que havia cinco. E assim, a assistência mais ágil do padeiro com sua bicicleta promoveu a iniciativa da abertura da lanchonete. Uma rede de conexões, simples, desprovidas de grandes planos e egos, mas capaz de tocar profundamente em vidas.

O Sistema B promove no Brasil e no mundo a certificação B: as empresas certificadas medem seu impacto social e ambiental, comprometendo-se de forma pessoal, institucional e legal a tomar decisões sempre considerando as consequências de suas ações a longo prazo em relação à comunidade e ao meio ambiente. Assumem com responsabilidade e orgulho pertencerem a este movimento global de empresas que querem ser agentes de mudança, utilizando-se da força de mercado para trazer soluções a problemas sociais e ambientais.

Encontro +B 2017 - Empresas B

E é um orgulho imenso para nós da Voo sermos responsáveis pela publicação no Brasil do livro O Manual da Empresa B, que começa a chegar nas livrarias no mês de dezembro, mas já está à venda aqui na nossa loja virtual. O livro conta como funciona o processo na busca pela certificação, ao mesmo tempo em que traz casos de empresas B no Brasil e no mundo. Junte-se a este movimento, a esta rede de pessoas incríveis que estão mudando o nosso planeta!

 

Joana Mello, orgulhosa e inspirada sócia-fundadora da Voo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *