Um Por Um

Cada livro vendido da Voo e do selo infantil Vooinho gera uma contrapartida social em favor de uma causa.

Assim é o projeto Um por Um, movimento que surgiu logo na criação da Voo e que se tornou a essência da nossa identidade como editora. Pois, junto do nosso propósito de despertar a consciência das pessoas como agentes de transformação por um mundo que funcione melhor para todos, está também a nossa própria vontade de fazer a diferença.

Fazemos parte do movimento de empresas que buscam o sucesso e a prosperidade com justiça e igualdade para todos.

Mais do que uma doação, nossa contrapartida social é um estímulo à promoção da leitura como uma ferramenta de transformação ou à causa a que se refere o tema do livro.

Atualmente, 3% da receita obtida com a venda dos nossos livros é destinada ao conjunto de ações deste projeto. Siga a leitura para conhecer um pouco mais sobre o que estamos fazendo.

Projetos apoiados

VooParaUmFuturoMelhor-@Gustasfb

〉〉  Novos empreendedores – Gerando Falcões 

A Editora Voo realizou a doação de 500 exemplares de livros voltados ao empreendedorismo, propósito e transformação social para a Gerando Falcões, uma das mais reconhecidas organizações sociais do país. Os livros foram entregues em dois momentos especiais em 2024.

A primeira entrega aconteceu na Cerimônia de Formatura do programa Transforme-se, iniciativa desenvolvida pela Serasa Experian, em parceria com a Gerando Falcões e o Senac. Com duração de um semestre, o curso oferece formação em matemática básica, lógica e fundamentos de programação para jovens de periferias. Ao final do curso, cada formando recebeu um livro da Editora Voo como símbolo de incentivo para continuar inovando, empreendendo e transformando realidades por meio da tecnologia.

O segundo momento de entrega ocorreu na Formatura do Curso de Confeiteiras, uma parceria entre a Tramontina e a Gerando Falcões. O curso capacita mulheres em situação de vulnerabilidade para empreenderem no ramo da confeitaria, gerando renda e autonomia. Durante a cerimônia, os livros foram oferecidos como reconhecimento da força, do talento e do potencial de cada aluna para construir seu próprio negócio e trilhar um caminho de independência.

〉〉  Janelas de Oportunidades – Instituto Alicerce

Realizado pelo Instituto Alicerce no município de São João de Meriti, Rio de Janeiro, o projeto Janela de Oportunidades oferece educação de qualidade para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. Com uma metodologia própria, os ciclos de aprendizagem permitem que os alunos recuperem a defasagem escolar e adquiram novos conhecimentos.

Em 2021, a doação da Voo viabilizada por meio do Um por Um possibilitou a ampliação do programa, garantindo por seis meses a matrícula, a gestão das aulas e a operacionalização do programa para 20 jovens de 14 a 21 anos em cumprimento das medidas socioeducativas em meio aberto ou em acolhimento (abrigos). As aulas acontecem três vezes na semana, durante três horas, com lanche. São trabalhadas as disciplinas de leitura, escrita e matemática, bem como temáticas contemporâneas, permeadas por atividades de apoio socioemocional. Além da recuperação da defasagem escolar, o programa foca no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, na capacitação para atuação no mercado de trabalho, no aumento do repertório cultural e no fortalecimento da autonomia. O projeto tem ainda o apoio da Defensoria Pública, do Ministério Público e da assistência social do município.

〉〉  Voo para um futuro melhor

O projeto Voo para um Futuro Melhor foi criado em 2018 em parceria com a ONG curitibana Freguesia do Livro com a proposta de promover um trabalho de mediação de leitura e oficinas literárias com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no CENSE São Francisco, em Piraquara, Paraná. O objetivo é promover a aproximação destes jovens ao livro e à leitura, com seus efeitos diretos: educação, senso crítico, cidadania e conhecimento pessoal.

Com os recursos obtidos pelo Um por Um, a Voo proveu os materiais necessários ao desenvolvimento do projeto e, em parceria com a Freguesia do Livro, coordenou o cronograma de atividades e a curadoria dos livros e textos trabalhados pelas professoras da instituição. Foi também criado um espaço novo de biblioteca, para permitir o livre acesso aos livros do acervo, com uma decoração mais acolhedora, mobiliário colorido e um belo grafite do designer Gustavo Santos Silva. O desenho do grafite foi realizado com a participação de alguns adolescentes, orientados pelo artista plástico e a sala grafitada também por eles.

Alguns momentos-chave proporcionados pelo projeto foram a visita do escritor César Tripadalli para comentar sobre sua autobiografia e discutir contos lidos pelos socioeducandos e a participação do professor de português Chardie Batista em duas oportunidades, em que trabalhou com os alunos a obra do escritor Ferréz e a letra da música AmarElo, do cantor Emicida. Essa última resultou em uma produção bastante expressiva dos adolescentes e na exposição dos efeitos produzidos (textos e desenhos) durante uma confraternização entre os envolvidos com o projeto na unidade CENSE São Francisco em dezembro de 2019.

Em 2020, em virtude das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, o projeto foi adaptado para um novo formato. O programa Leitura na pandemia disponibilizou aos adolescentes caixas de livros com as temáticas: felicidade, mulheres protagonistas, superação, aventura e natureza. Foram realizadas rodas semanais de leitura, via transmissão on-line, entre alguns adolescentes selecionados pela equipe do CENSE, profissionais da equipe do CENSE, as organizadoras do projeto e as professoras, a fim de debater sobre os livros lidos e as atividades propostas. Posteriormente, foram realizadas contações semanais de histórias pela contadora e escritora mineira Beatriz Myrrha.

O Voo para um futuro melhor tem o apoio do Departamento de Atendimento Socioeducativo – DEASE da Secretaria de Estado da Justiçoa (SEJU), da equipe do Programa de Educação na Socioeducação – PROEDUSE do CENSE São Francisco e do Ministério Público do Paraná.

〉〉  Refugiados nas escolas – PARES Cáritas RJ

O projeto Refugiados nas escolas, desenvolvido pelo Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio (PARES) da Cáritas RJ tem o objetivo de sensibilizar crianças e adolescentes sobre a situação dos refugiados no mundo e estimular a empatia, combatendo o preconceito e a xenofobia. O projeto promove encontros entre refugiados e jovens de escolas públicas e privadas no Grande Rio e foi criado em 2015 a partir de convites feitos por professores interessados em trabalha o tema do refúgio com seus alunos. Em 2021, durante a pandemia, o projeto ganhou o apoio da Voo e um novo formato on-line foi experimentado, o que permitiu ampliar sua atuação para outras cidades.

Confira aqui um relatório do trabalho realizado pela professora Rosinéa Garçon da Escola Municipal Professor Walfrido Maciel Monteiro (São Sebastião – SP) a partir do projeto.

Para receber o Refugiados nas Escolas, é preciso enviar um e-mail para [email protected].

Além do apoio a este projeto, os recursos destinados pela Voo ao PARES Cáritas RJ por meio do Um por Um do livro A menina que abraça o vento já possibilitaram beneficiar cerca de 200 famílias em situação de extrema vulnerabilidade com a compra de cestas básicas por três meses e 100 famílias com auxílio financeiro no valor de R$400. Com mais de 230 mil exemplares vendidos, o livro foi lançado em 2017 pelo selo infantil Vooinho. Para cada exemplar vendido, 3% da receita da editora é doada para a instituição, além de metade dos direitos autorais, estes doados pela autora Fernanda Paraguassu.

Outros Projetos Um Por Um

Acompanhe o Projeto

Editora Voo - Editora Voo doa 500 livros para formaturas na Gerando Falcões

Editora Voo doa 500 livros para formaturas na Gerando Falcões

A Editora Voo realizou a doação de 500 exemplares de livros voltados ao empreendedorismo, propósito e transformação social para a Gerando Falcões, uma das mais reconhecidas organizações sociais… leia mais
Editora Voo - Conheça o Edital de Literatura Infantil Vooinho de Narrativas Negras na Flup

Conheça o Edital de Literatura Infantil Vooinho de Narrativas Negras na Flup

A Editora Voo deu um passo importante no fortalecimento da representatividade literária e na criação de narrativas para crianças que valorizem a diversidade e promovam a inclusão desde… leia mais
Editora Voo - Refugiados nas escolas ganha o apoio da Voo e amplia atuação para todo país

Refugiados nas escolas ganha o apoio da Voo e amplia atuação para todo país

Promover encontros entre refugiados e jovens de escolas públicas e privadas para sensibilizar crianças e adolescentes sobre a situação dos refugiados no mundo e estimular a empatia, combatendo… leia mais
Editora Voo - O Voo para um Futuro Melhor se adaptou! Em um novo formato, o projeto continua impactando muitos jovens.

O Voo para um Futuro Melhor se adaptou! Em um novo formato, o projeto continua impactando muitos jovens.

Durante a pandemia, o projeto, que antes acontecia com mediação de leitura e oficinas literárias presenciais, se adaptou em um formato on-line. Agora, a contação de histórias acontece… leia mais

Faça parte desse movimento de impacto social

Existem muitas maneiras de você participar do projeto Um por Um.
Ao adquirir nossos livros, você já está nos ajudando neste propósito. Mas novas parcerias e apoiadores são sempre bem-vindas também. Se tiver interesse, mande uma mensagem e vamos conversar.

    Este site usa cookies

    Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

    Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas novidades!